Desde o primeiro e ultimo festival em que a Tuna Feminina da Faculdade de Arquitectura da UP participou, até ao encontro de tunas da Pesqueira, a Tuna teve alguns convites: Sarau Cultural (onde o ambiente acolhedor era absolutamente encantador), entrega de prémios de final de época, festas da Cidade de Paredes, etc. Um projecto que cresce, com trabalho e com o orglho de todos que nele acreditam.
A Tuna Feminina da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, teve o privilégio de ser convidada a estar presente num Encontro de Tunas em São João da Pesqueira, para animar a população daquela localidade fantástica, localizada no meio de uma paisagem que é Património Mundial, a regiao do Alto Douro Vinhateiro.
A viagem passou sem darmos conta, e a paisagem era verdadeiramente inspiradora... e mal sabiamos nós a animação que nos esperava. As pessoas certas nos momentos certos, sem que nos faltasse nada do necessário para alimentar a boa disosição e a diversão, sem que nos faltasse nada que pudesse aumentar o espirito que vamos criando.
Chegamos, e o ambiente de Paz não poderia ser melhor, as Estrealas à noite confirmavam isso mesmo.
A noite de 6a começou com o Grupo de Fados da FEUP, que deixou logo as meninas com uma nostalgia tremenda, e uma lagrimazinha no canto do olho, típica quando se ouve com sentiomento musicas como "É Preciso Acreditar" ou então "Capas Negras", a balada de despedida do 5º Ano Juridico. Estava a "tenda armada" e não se podia esperar melhor.
Fazer a festa era "palavra de ordem", e interagir com os habitantes daquela localidade também foi uma constante, sempre simpáticos e afáveis, que estavam a adorar todo aquele movimento e toda aquela animação por terras tão distantes dos grandes Centros Urbanos a qua estamos habituados. E o nosso grande Porto, que tão bem ficou representado neste encontro: pos nós, pela Tuna Feminina de Enfermagem do Porto, pelas Levadas da Broca (Tuna Feminina de Dentária da UP), pela Tuna TS (Tecnoligias da Saúde do Porto que em breve muda o seu nome para "Bruna Nunes" loool ).
A nossa actuação estava prevista para a noite de 6a feira, mas com o desenrolar dos acontecimentos e alguns atrasos pelo meio, ficou para o dia de Sábado.
A noite no parque de campismo foi deveras muito interessante, de tendas montadas junto à TS, a Tuna de Arquitectura teve uma noite muito... enriquecedora. Muita musica (surdos a tocar as 5h30 da manha) e a acordar toda gente... Uma verdadeira caça ao tesouro, pelo meio das tendas das meninas em busca de uma tal de Bruna Nunes...que teve prestes a ir dormir para o patamar mais a baixo, onde estavam as meninas de Enfermagem. (é preciso avisar a TS para por uma trela na Gravata Amarela lool).
Sábado foi um dia de nao fazer "Nada desta bidaaaa... sabem o que é nada desta bida, é nada desta bidaa...." a não ser piscina, piscina, piscina... prova de vinhos... piscina piscina.. jantar e.. a festa continua.
No que diz respeito a tunas, a Tuna Feminina da FAUP abriu a noite, e abriu uma noite cheia de alegria, com direito a uma abordagem à questao social que se coloca neste momento que é "quem será a mãe da criança? eu sei lá, sei lá... eu sei lá, sei lá..." E ainda uma referencia à musica deste ultimo Mundial "Waka Waka". A Tuna Feminina da FAUP despediu-se com o "Movimento Prepétuo Associativo", dos Deolinda, e com a participação especial das meninas "Levadas da Broca" que subiram ao palco para se juntarem a nós e à festa.
Muita diversão, muito sol, muita musica, muito espirito, muito para aprender, e uma Tuna que sem duvida está a crescer :D. Foi uma experiência fantástica, que esperamos repetir muito em breve. Estar em Tuna é das melhores formas de estar na vida.