sábado, 17 de abril de 2010

VI Desportunaite - O Nosso Primeiro Festival


















Bem... costuma-se dizer que o que doi é a primeira vez, ou seja daqui para a frente não há stress, nem nervos, nem dificuldade nenhuma! Supostamente. Espero pelo menos que esta primeira vez tenha sido mais dolorosa para nos e não tanto para quem nos tenha ouvido...isso seria bom sinal.
O que interessa é que foi uma noite e tanto. Divertimo-nos à grande, conhecemos novas caras, que alias, esperamos encontrar muito mais vezes em circunstâncias idênticas (em breve se possivel), e acima de tudo conseguimos não fazer tão má figura quanto estavamos a espera! Isso é importante, para o nosso ego tunante pelo menos.
Esta nossa nova caminhada pelo mundo tunante começou a pouco, mas ainda assim fomos desafiadas a confrontar-nos com outras tunas a convite da desportuna (a quem, já agora deixo mais uma vez o meu muito obrigada pelo convite e claro ao vosso Dux Facultis, por esta excelente oportunidade). Nesta guerra figuraram as Sirigaitas, a Desatuna e a Cantuna. Entre sangria e frango a luta continuava com brindes de vinho do Porto e caldo verde. Este momento foi extremamente importante já que resistimos as tentativas de nos desfalcarem por embrieguez por parte das outras tunas.
Chegado o momento alto da noite, o Auditorio do Isep repeleto. A tão esperada estreia em festivais da Tuna Feminina da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto as apostas estavam feitas, as expectactivas criadas, todos estavam ansiosos por ver as "meninas" de arquitectura. A cortina abre, cabeças baixadas como se de vergonha se tratasse, de repente ouve-se um som estridente de uns ferrinhos. Era o inicio da "Magalenha" de Sergio Mendes. O publico no auge com varios incentivos e as "meninas" a interagirem saltando e cantando com o publico. Depois seguiu-se a próxima musica era ela "Todas as Ruas do Amor" de Flor de Lis. De seguida encadearam-se as musicas"kalinka", "Barco Negro", "Menina" e "Movimento Perpetuo Associativo", terminando assim a nossa primeirissima actuação.
No fim, apos as actuações das outras tunas a concurso, chegou a altura da entrega dos prémios. Sem qualquer esperança, a tuna mais recente da academia do Porto recebe o prémio de Tuna + Tuna e o prémio Desportunaite. Os olhos dos nossos ensaiadores (sim porque são varios) brilhavam de orgulho, e juro que até vi um fiozinho de baba a escorer.
Foi com grande entusiasmo que saimos do auditório do isep, com esperança de um dia muito em breve repetir esta experiência, e ter a oportunidade de mostrar que apesar de novinhas...somos Grandes!
Parabéns Tuna...foi fenomenal!

38 comentários:

  1. VAAAIII TUNAAAA!!!!
    :)
    sim, a expectativas eram realmente baixas, o que era mais que natural visto sermos ainda "caloirinhas" no k toca a tunices! :P
    ainda assim, conseguimos trabalhar, juntas, sempre divertidas, mas sempre a lutar pelo mesmo objectivo: mostrar que temos qualidade, e podemos chegar muito mais alem! :)

    obrigada a todas as tunas presentes, obrigada pelo apoio, obrigada pelos aplausos e pelos "Elas sao...FENOMENAIS!" :)

    obrigada à TFFAUP, vamos ser grandes!
    e, ó ensaiador!...pra proxima quero a amostra de baba que limpaste na capa, k estava tao concentrada na actuaçao que nem reparei..mas reparei no sorriso logo desde o inicio da actuaçao! :P

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente não sei o que dizer, até porque acho que o essencial já foi dito e muito bem... Agora o que tenho não se escreve, nem se diz... Aplica-se, contribui-se e trabalha-se acima de tudo para que as coisas corram cada vez melhores... (prometo que me começo a comportar nos ensaios) LOL...
    Sem mais nada a dizer... BAI TUNAAAAA :')

    ResponderExcluir
  3. e que não aconteçam coisas como no dia 1 de Abril! ;D

    ResponderExcluir
  4. Enfim...não sei o que dizer, pois já foi tudo dito...
    Mas mesmo assim,só quero que saibam que me arrependo muito de não ter entrado mais cedo, pois são todas espectaculares, e tudo isto fez-me sentir muito concretizada (como eu sempre desejei).
    Quero-vos agradecer a todas em tudo, desde o apoio á amizade que me transmitiram. Pois a partir desse dia, os meus dias de estudante no Porto, muito longe de casa passaram a ser melhores..Enfim...a noite foi em grande (Apesar de eu estar vermelha nem um tomate e super nervosa)foi maravilhosa....
    E agora agradeço novamente (mas com a lágrima já no canto do olho, pois é...)
    Obrigada a todas...
    FORÇA TUNAAA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oh.... que bonito :)
    Acho que vocês disseram mesmo tudo o que há para dizer... acho que tamos todas orgulhosas de nós mesmas e umas das outras, quanto mais nao seja pelo esforço que vimos que todas estavam a fazer para que tudo corresse bem!
    E oh Ju tu nao te comportes assim tão bem nos ensaios!!! senão lá se vai 1/3 da piada da coisa!!! XD hás-de sempre ser a gaja que nao pára quieta! até porque assim transferes pica po resto do pessoal!!! XD

    BAI TUNAAAA!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, a Ste e a Blue estão tão fofinhas na foto! La la la la la :D

    Não havia esperança? É 'mintiraaa'! Olha, que eu fervilhava por dentro dela! Deveras! :D
    Nós ainda somos pequeninas, mas somos grandes! Grandes pelo nosso esforço, grandes pela nossa dedicação, grandes pela nossa energia e grandes pelos nossos sorrisos :) Que continuemos sempre assim!
    Ver este blog desenhou-me logo uma humilde lágrima pelo rosto. Há um ano nem eu imaginava como seria a minha vida numa cidade diferente, numa faculdade e muito menos pensava eu entrar numa tuna com pessoas tão maravilhosas! Pff, e pensar ganhar 2 prémios imediatamente no primeiro festival!! Geez, estava tão longe da minha mente! Mas ainda bem que aconteceu, ahah xD

    Foi e é uma honra partilhar todos os momentos de tuna (e não só) com todas as ilustres figuras que parte dela fazem! Um bem haja, meninas!

    E não esquecendo nunca:
    VAIIIIII TUNAAAAAAAA! Who-hoo! :D

    ResponderExcluir
  7. foi mesmo bom ver-vos no festival! (isto ainda ninguem tinha dito xD) A sério...era óbvia a vossa felicidade, era óbvio que se estavam a divertir à grande, era óbvia a vossa vontade de continuar em palco, era óbvia a vossa grande união, é óbvia a vossa vontade de repetir o feito, é óbvia a vossa vontade de fazer cada vez mais, mais, melhor, e ainda melhor, é óbvio que o Baião também está de parabéns, é óbvio que o Pedro esta de parabéns, é óbvio que vocês estão mais que de parabéns, é óbvio que já estou cheio de escrever é "óbvio", é óbvio que foi a Estefânia que veio ter comigo e me disse: "olha uma coisa...n deixaste comentario no blog pk?", é óbvio que tive que cá vir deixar o meu parecer, se não era óbvio que parecia mal eu não dizer nada! Enfim...é óbvio que não vou dizer "BAIIIII TUNAAAAAA" porque isso já foi dito e eu não gosto de ser obviamente repetitivo! Força TFFAUP! Continuem com garra e vontade de crescerem ainda mais, e acima de tudo de vencer mais prémios, e ainda mais acima de tudo (e mais óbvio) que se divirtam muito!

    ResponderExcluir
  8. não dá para explicar...isto sente-se...quando já não esperava que ganhassemos alguma coisa e oiço o nosso nome...senti uma grande alegria em mim, fiquei tão contente...

    já há muito tempo que quero fazer parte duma tuna (é que nem sequer fazia ideia que não havia tuna na faup lol). sinto me muito orgulhosa de ter entrado nesta tuna e não poderia ter feito melhor escolha...adoro toda a gente, são espetaculares e entre nós há um ambiente fantástico.

    queria deixar aqui um beijinho para todos os que nos ajudaram, à desportuna, à desatuna, à cantuna e às sirigaitas que nos deram apoio, e especialmente ao jambé, ao pedro e ao baião que nos deram sempre força, esperança e acreditaram em nós.

    só me resta mesmo dizer baaaiii tuuunnaaaaaaaa!!! :D

    ResponderExcluir
  9. Só uma coisita muito rápida:

    ARQUI'HÁ'TUNA!

    Seja lá quem for que teve a ideia, é um génio! Amooo!

    ResponderExcluir
  10. aaahhhh...entao tu és uma das que votou no arqui'há'tuna! -.- estás tramada! =P

    ResponderExcluir
  11. eu tambémamooo...estou contigo ceci!!!
    :D

    ResponderExcluir
  12. Ahah XD Ah pois votei!

    É maravilhoso o nome! Imagina, alguém nos vê na rua e dizem: "Olha, ali vai a Arqui'há'tuna!", ou então antes das cortinas do festival se separarem apresentam-nos: "E convosco, as maravilhosas Arqui'há'tuna!" ou então num convite amigável de outras tunas: "Então Arqui'há'tuna, vamos aos copos?"

    Vamos admitir que se soa muito melhor que "Oh Tuna Feminina da FAUP, (...) XD

    Pelo menos a Filipa partilha da mesma opinião :D E mais 3 pessoas que votaram, muahahah :P Yay!

    ResponderExcluir
  13. Eu partilho da vossa opiniao meninas ;) e se tivermos feitas... tamos feitas todas as 3 LOL ao bife e às bifanas!!!!

    Arqui'há'tuna é que rula!!! entra no ouvido e etc essas cenas todas bonitas e fixes XD Tuna Feminina da FAUP demora tempo pa caralho só pa processar a informaçao XD

    Oh menina da lágrima és muito sentimental pah!!! agora diz isso em alemão :D LOL

    ResponderExcluir
  14. Ena pá.. Oh Joana, tu a falares de bifanas e eu com fome e sem nada pra comer em casa! XD

    E Arqui'há'tuna está a ganhar fans! Estou a gostar, sim senhora! :D

    ResponderExcluir
  15. oh meu deus... esta gente anda cheia de lamechices, e de coisinhas bonitas e etc etc etc...

    1º, dia de Abril, foi dia 1 de Abril.. agora quando voltar a falar vai ser a sério... por isso... estejam atentas LOOL

    2º, eu nao vou repetir nada do que já foi dito.. apenas e só porque não tenho palavras (apenas jabardices para continuar a dar alguma pica aos ensaios) e muitos sermões e palavras menos boas, mas que são muitas vezes necessárias para que as coisa continuem a evoluir desta forma...
    Esforço, trabalho, discussão, são tudo provas de que há interesse em que as coisas funcionem desta maneira impecavel, e com este ritmo de evolução que nos pode, e BAI levar longe...

    Força meninas :D...

    ResponderExcluir
  16. ah, e quanto ao nome... votem o que quiserem... a Magister dá o parecer final xD... por mim... TFFAUP, que dá mais seriedade à coisa... e continua a fazer com que sejamos uma Tuna Feminina "difrente"

    ResponderExcluir
  17. eu concordo ju, é importante arranjar um nome forte e k n de aso a javardices, acho mais seguro TFFAUP. tuna feminina da faculdade de arquitectura da universidade do porto, e nao, tuna feminina da faup. sao coisas muito diferentes.

    é importante ter seriedade e o nome k damos a tuna vai ditar isso junto do publico.

    ResponderExcluir
  18. Buruna Nunesu, Amália18 de abril de 2010 às 12:13

    exacto, a diferença da tuna nao tem k estar no nome, o problema d muitas tunas k quiseram um nome "diferente" é que a unica coisa que conseguem fazer é enjavardar e o publico nem lhes concede uma oportunidade de tentarem mostrar que valem a pena. E isto acontece principalmente nas tunas femininas, nao por descriminaçao, mas pk (por erros de interpretaçao do sexo feminino do espirito academico e tunante) mas imagens e pobres foram passadas ao publico. e nos cm tuna feminina nao podemos cair nesse erro. um nome serio e forte é importante, o resto, a qualidade, o espirito, o "ser" tuna de todas as formas que podemos ser, vem de nos, do grupo.

    ResponderExcluir
  19. Buruna Nunsu, Amália18 de abril de 2010 às 12:17

    e so mais uma coisa, imaginem-se a deitar-se no chao para fazer o nome da tuna, TFFAUP conseguem, ha gente e é simples e de facil leitura, ja arqui'ha'tuna.. :P têm k pedir caloiros ao doutras faculdades para o conseguir fazer! :P

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca vi nenhuma descriminação em relação ao nome de uma tuna... quer dizer, há sempre aquele impacto inicial, mas se a tuna for boa, enérgica, etc etc, o nome até é um bónus.
    Acho que a nossa atitude tem muita mais força do que o nome. Podemos muito bem levar o nosso trabalho a sério e ter um nome mais catita. É tudo uma questão de passar a mensagem certa ao público.
    Mas sou eu, né? Apaixonei-me pelo Arqui'há'tuna :3
    E oh Buruna! Porque é que nos íamos deitar no chão? Não quero sujar já o traje! Hehe XD

    ResponderExcluir
  21. como a ju disse, o último parecer é da magister! e o que ela quer nós já sabemos! xD

    ResponderExcluir
  22. cada um tem as suas preferencias como é obvio e cada um tem o seu parecer como é obvio... ninguém tem mais razão que o outro... é tudo uma questão de gosto... mas como acabou de ser dito... e eu tenho que concordar com o que ja foi dito por duas pessoas... o ultimo parecer é o da Magister... é esperar para ver! o que quer que seja que fique escolhido há-de ser um óptimo nome e há-de combinar perfeitamente connosco...

    ResponderExcluir
  23. Arqui'há'tuna!!! eu concordo com a ceci...lool
    também acho que a qualidade da tuna não vai passar simplesmente pelo nome, mas sim pelo nosso esforço e dedicaçõ que pomos nos ensaios e damos a entender nas actuações....

    e para a joana aqui vai... hier gibt es arqui tuna!!!! lol

    mas também acho que seja qual for o nome que vamos marcar a diferênça.:D

    forçaa Tunaaaa!!!1

    ResponderExcluir
  24. AHAH XD em alemão é que parte tudo!!!! XD

    ResponderExcluir
  25. Eu concordo com algumas coisas que foram ditas... mas imaginem um gajo feio... mas que ate pode ter alguma coisa de util na cabecinha... voces olham p ele, ele é feio acabam por perder a vontade de ir la falar com ele... lol.. agora imaginem alguem com um ar serio, uma imagem apelativa, ficam com vontade de conhecer melhor todo aquele mistério... e prestam mais atençao ao que ele tem para dizer, e à forma como pensa certo?... LOL...
    Arqui'há Tuna, é uma frase, e não propriamente um substantivo que possa ser identificado como nome. Eu também gostei, e gosto muito até... mas eu acho que podemos aproveitar isso para um "grito" da tuna... e não para um nome. "arqui arqui arqui há tuna..." mas como nome, acho melhor uma coisa mais séria. Até porque as grandes tunas masculinas do Porto, tem o seu nome baseado nesses canones ;)..

    ResponderExcluir
  26. ... e acho que vao aprender a despreocuparem-se com o facto de sujarem o traje LOL... o meu neste momento está com grandes marcas amarelas... deitar no chao é o de menos (apesar de eu nao achar muuita piada À ideia xD) lool... **

    ResponderExcluir
  27. grande lool ju :P mas acima de tudo muito bem dizido ;) apesar de ter uma opiniao diferente da tua, concordo e percebo o que queres dizer :) mas já por isso digo que espero que dos nomes fique o melhor para toda a gente e que fique o que ficar, com a ultima palavra a ser a da magister há-de ser o melhor nome! :)

    Traje cagado XD ahah eu já nao sei a que é que o meu cheira... e a saia tem umas manchas... que eu já nao sei do que sao... nem sei se quero saber XD é sempre mais engraçado deixar esse tipo de coisas envoltas em mistério XD

    ResponderExcluir
  28. LOLOL, adorei o exemplo do rapaz pouco atraente, Ju XDD Mas concordo com a Joana. No entanto percebo perfeitamente o teu ponto de vista :)
    Sim, seja qual for o nome, a nossa Magister resolve! :D

    E em relação ao traje, eu só não o queria todo badalhoco depois de apenas três vezes usado xD É que ele é negro e fofinho :9 Pronto, mas vá, vou deixar de me preocupar com ele (ou tentar!) :P

    ResponderExcluir
  29. A questão do traje há de ficar resolvida em apenas alguns dias....no sabado conversamos melhor sobre isso! XD
    Em relação ao nome...é cedo para especulações! quando aparecer o nome certo nos vamos saber. :P

    ResponderExcluir
  30. oh Magister, deixa-te de burocracias pah... lool.. ou precisas de mais umshot de Tequilha para que comeces a falar??? LOOL...
    as coisas funcionavam melhor se fosses sempre politicamente correcta?? funcionavam, mas não seriam a mesma coisa... LOL tou a gozar. ;)

    ResponderExcluir
  31. Ai... I have a feeling! que o traje já não vai permanecer negro e fofinho! LOL XD

    ResponderExcluir
  32. Oh Chefona XD tu impõe-te lá... com shot ou sem shot! XD és mais melhor boa riquinha quando te impões XD resolves logo meia duzia de problemas XD neste caso resolves a crise de identidade que a tuna tá a passar XD

    Cecilia vai por mim :P trajes negros e fofinhos estão demodé XD o que está a dar é trajes usados e cagados! vai por mim que tens muito mais orgulho no usado e cagado ;) mas has de perceber isso XD tu e todas... mais cedo do que o que pensam XD

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoas, eu sou a Cecília e vim só confirmar o cheiro maravilhoso do meu traje! Ok, bye!

    Joke XD O kit está muito pior, convenhamos :P Mas sim, vim confirmar deveras o orgulho crescente pelo traje :)
    .. E provocar um bocadinho e dizer que *baixa o tom de voz para mansinho* a Arqui'há'tuna ganhou as estatísticas! :D *faz uma dança maluca sem dar muito nas vistas* Hehe :D

    Isto por aqui anda muito parado! Onde estão todos?! :O

    ResponderExcluir
  34. Nunca tinha vindo aqui falar, mas vai ser agora (o melhor fica sempre para o fim LOL)

    Eu, pessoalmente, votei no Arqui'há'tuna. Contudo, e esquecendo os votos de cada um, onde raio é que os defensores do TFFAUP vêem tanta força e seriedade no nome? É, de facto, um nome sério, não o nego, mas forte? Onde? Só se andasse 6 meses num ginásio! TFFAUP não é feio, mas é o nome perfeito para uma tuna que não conseguiu encontrar um nome original e que se afoga nas mágoas e dissabores da vida após tal fracasso. (Dramatismo acima de tudo, hein? :D)

    Com isso não estou a defender o Arqui'há'tuna, mas é mais engraçado. Não é tão sério, mas parece-me mais forte, mais capaz de sobreviver, sem nos remeter para as meninas sérias e carrancudas que o nome TFFAUP sugere. Vocês passam as actuações a rir e a lutar por um sempre crescente divertimento e proveito... porque raio vão ter um nome oposto à vossa postura tunante, à vossa capacidade de transmitir ao público a vossa felicidade quando tocam?

    É apenas um ponto de vista ligeiramente diferente x)

    ResponderExcluir
  35. Filipa disse...

    Baaaaiiiiii TUUUUUNNNAAAAAAA!!!!!!! =)
    Só tenho a dizer que estou a adorar a experiencia. Sempre quis pertencer a uma Tuna, apesar de já ter experienciado um pouquinho no Orfeao mas infelizmente tive de desistir :( agora estou feliz por conseguir pertencer à Tuna da Faculdade de Arquitectura do Porto! Digam lá que não soa bem?!! :p Acho que é um projecto com pernas para andar, ou melhor para voar!! Nada nos pára!
    Obrigada por me receberem tão bem ;)

    ResponderExcluir
  36. Filipa, um projecto destes, necessita de pessoas que queiram realmente fazer a diferença, e com um espirito forte e positivo, garra. Orgulho-me de dizer que há essas pessoas na nossa tuna. Ha largas chances de de nos podermos babar um dia do nosso trabalho e poder dizer daqui a uns 10 anitos as geraçoes proximas: "nos estivemos la. nos demos asas ao sonho de "uma tuna" e ele aconteceu!"
    Fico muito orgulhosa com os avanços que temos feito, e com tudo aquilo que ainda poderemos vir a fazer.
    soa muitissimo bem, e mais uma vez, sinto orgulho pela casa a que pertenço...SOMOS GRANDES! :)

    ResponderExcluir
  37. Quando se esstá de férias .. vem-se aqi espreitar para ver se há novidades, e fica-se ligeiramente com os "olhinhos a brilhar" sem ser por estar a ver um filme emocionante ou algo do género... Filipa, como praxista da FAUP não sei como é que podias pensar em ser recebida de outra forma que não fosse esta... Quem vier com espirito, de boa vontade e com força para trabalhar neste projecto, só pode ser bem recebido...
    Eu acho que ainda somos muito pequeninas e que temos muito para trabalhar. Se as coisas continuarem a evoluir desta forma, quem sabe daqui a uns tempinhos podemos dizer que "somos maiores do que há uns tempos atrás"... O orgulho que temos é visivel na expressão que temos quando ouvimos dizer "Tuna Feminina da FAUP" e isso basta.

    BAI TUNAAA.... Next STOP: Encontro de Tunas de São João da Pesqueira xD

    ResponderExcluir